O departamento “Programas Comunitários” trabalha para aproximar a instituição e os moradores de comunidades ou atendidos em abrigos, por exemplo, para desenvolver de forma mais ampla ações integradas que levem desde os itens de primeira necessidade até atividades lúdicas e orientativas.
O trabalho durante o ano todo conta com participação de voluntários e supervisão do setor de Projetos Sociais.
Exemplos de Programas Comunitários
ONGs
Organização Não Governamental (ONG) é uma instituição privada sem fins lucrativos que tem como objetivo atuar em áreas onde não chega o poder público. A ONGs promovem suas atividades através do voluntariado e são encontradas em setores como as políticas públicas, defesa do meio ambiente, saúde, educação, etc.
Reflorestamento
Trata-se do plantio em grande escala de árvores em superfícies florestais desmatadas, ou seja, onde existiam florestas, selvas ou vegetação semiárida. Também pode ocorrer em áreas onde estas não existiam, embora o termo adequado nesse caso seria florestamento.
Hortas comunitárias
As Hortas Comunitárias se desenvolvem a partir da utilização de áreas públicas dentro da cidade fazendo o seu aproveitamento para a produção de alimentos, através do trabalho voluntário e solidário da comunidade monitorados por uma equipe de técnicos que utiliza o sistema de produção agroecológico.