A Cibersegurança é um tema que tem estado em destaque nos últimos tempos, mas mais do que uma tendência, esta área é uma necessidade imperativa para a segurança dos cidadãos e das empresas.
A Inteligência Artificial (IA) emergiu como uma ferramenta poderosa para a Cibersegurança, na proteção, investigação e prevenção contra ameaças e crimes digitais.
O que é a Cibersegurança?
A Cibersegurança refere-se ao conjunto de tecnologias, processos, medidas e ações projetadas para detetar, monitorizar, corrigir e proteger redes, dispositivos e sistemas de informação de ataques e ameaças a que estão expostos.
O objetivo da Cibersegurança é, no fundo, assegurar a integridade, confidencialidade e segurança de dados de cidadãos e organizações na utilização das tecnologias digitais.
A Inteligência Artificial na Investigação Criminal
Além de ser uma ótima aliada da Cibersegurança, a IA também tem um papel fundamental na investigação geral de crimes digitais em Portugal:
· Análise de evidências digitais: A Inteligência Artificial pode analisar grandes quantidades de provas digitais, desde registos de chamadas ou de atividades em redes sociais, e-mails e mensagens, para ajudar a reconstruir eventos e identificar possíveis suspeitos.
· Reconhecimento de padrões: Os algoritmos de IA podem ser utilizados para identificar padrões em dados relacionados a crimes, como localizações ou modus operandi.
· Tradução de idiomas: Num país com múltiplos idiomas, a Inteligência Artificial pode ajudar a traduzir evidências em diferentes idiomas.
· Previsão de crimes: A IA é capaz de analisar dados históricos e prever áreas de maior risco de criminalidade, permitindo assim que a polícia aloque recursos de maneira mais eficaz.